MV - 45 (MoNa)

Monumento Natural Estadual - Várzea do Lageado e Serra do Raio

Uma das opções dentro da cidade que não necessitam de carro para acessar. A partir da entrada do MoNa são aproximadamente 10min de caminhada leve até a área onde estão as escaladas. O setor se resume a uma extensa lapa bastante negativa com várias linhas uma ao lado da outra e alguns blocos ao redor.

======================================================
ATENÇÃO: Para escalar em qualquer setor de Milho Verde e região, é OBRIGATÓRIO o preenchimento deste formuário online:
>> TERMO DE RESPONSABILIDADE <<

COMO CHEGAR: siga pela rua principal de Milho Verde em direção a saída para São Gonçalo do Rio das Pedras, após passar a padaria Dois Irmãos, entre na segunda rua a sua direita (rua do Milho Ventura) e siga por ela até o final, estacionando entes da entrada do MoNa. A partir daí siga a estrada que se transforma em trilha e pegue a primeira bifurcação à esquerda (após o campinho de futebol) em direção as pedras. Após cruzar o riacho, vire a esquerda e siga contornando o lajeado de pedra pela esquerda até subir nele e encontrar os primeiros blocos. A lapa super negativa (aproximadamente 60º) que fica sobre o lajeado é onde estão a maioria das linhas.

ONDE FICAR: hospedando-se no [Milho Ventura Hostel Experience] você colabora com a manutenção deste e outros projetos relacionados ao desenvolvimento da escalada local. O local oferece diversas opções desde camping até chalés completos com cozinha privativa.

FIQUE ESPERTO: esta é uma área de preservação sensível que faz parte do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, o respeito às regras do MONA é essencial para garantir o acesso a este e outros setores.

MOTORISTAS: não pare o carro dentro do MoNa. Apesar das invasões de terra, a entrada oficial é a última esquina, a partir daí é proibido acessar a área com veículos motorizados.

TEMPO: sombra na parte da manhã, até por volta das 11h. Devido a sua negatividade e as viradas fáceis, é possível que se escale com chuvas leves.

CUIDADO: respeite a fauna e a flora local e cuidado com animais peçonhentos. Caso encontre uma cobra, o que é bastante comum nas áreas do MONA, afaste-se do bloco e deixe o animal seguir seu caminho. Atenção também à presença de abelhas e marimbondos nos blocos. Por aqui, os visitantes somos nós!

DOGS: deixe seu cachorro em casa. Para a própria segurança dele e para não perturbar a vida silvestre local..
Para pesquisa histórica, baixe o [croqui completo] em formato pdf (e-book).