Face Norte (MoNa) - Col
"Face Norte" é uma referência aos boulders localizados no complexo do Baú. Houveram esforços espalhados desde a década de 90, sendo que a partir de 2016, aconteceram novas investidas devido a uma área mais repleta de blocos.
O "Col" é o subsetor no pasto entre o Bauzinho e o Baú. Não há tantos blocos com potencial. Mas os que possuem linhas, são de ótima qualidade. O principal atrativo por ali é você escalar em meio a um dos cenários mais bonitos da região.
COMO CHEGAR: a exploração imobiliária vem mudando os acessos a cada ano. Em 2021, estacionar no recuo da estrada não é mais recomendado devido a problemas com o proprietário (vide mapa nesta página). Graças ao Sr. Simão, logo ao lado, foi disponibilizado uma área de sua horta como estacionamento para escaladores. Ao parar por ali, não deixe de agradecer e, sempre que possível, prestigie seus produtos.
TRILHAS: o acesso mais curto e preferível (menos de 1km) sobe da horta do Sr. Simão. Suba a trilha atrás da horta (à sua direita), tome cuidado para não pisar nas hortaliças. Após subir um pouco pelo capim, irá chegar em uma caixa d'água, e depois a trilha irá margear a fileira de araucárias. Depois segue um pouco a direita novamente pelo capim, até reencontrar a cerca junto às araucárias lá em cima. Atravesse com cuidado em um ponto onde há um bloco para ajudar a pular. Utilize a marcação em vermelho no mapa como referência. Ao chegar no subsetor Flinstones Wood, suba margeando a direita dele, por um trecho de floresta (há uma cerca no caminho - vide mapa) até chegar no Col, onde o capim está alto mas a trilha é bem marcada. Ao subir em meio ao capim do pasto, há uma bifurcação, pegue à direita. Se for pra esquerda, chega-se no subsetor Floresta. Muito cuidado em manter intactas quaisquer porteiras e cercas velhas por onde passar, além de canos d'água pelo caminho. Por fim, não recomendamos subir pela trilha da escadinha do Baú (Restaurante), pois se retornar no fim da tarde, irá encontrar o estabelecimento fechado e cães bravos soltos.
HORÁRIOS: retorne logo após o anoitecer. Há uma residência na horta do Sr. Simão, logo no início da trilha (com cães alertas que irão latir à noite e incomodar o morador).