Face Norte (MoNa) - floresta
"Face Norte" é uma referência aos boulders localizados no complexo do Baú. Houveram esforços espalhados desde a década de 90, sendo que a partir de 2016, aconteceram novas investidas devido a uma área mais repleta de blocos.
O subsetor da floresta é o principal, por ter um aglomerado maior de blocos, com muita qualidade de rocha e dificuldades abrangentes.
COMO CHEGAR: a exploração imobiliária vem mudando os acessos a cada ano. Depois de 2021, estacionar no recuo da estrada não é mais recomendado devido a problemas com novo proprietário (vide mapa nesta página). Graças ao Sr. Simão, logo ao lado, foi disponibilizado uma área de sua horta como estacionamento para escaladores. Ao parar por ali, não deixe de agradecer e, sempre que possível, prestigie seus produtos. Nota de 2025: agora pode-se acampar no Simão, com boa estrutura (banheiros, cozinha), além de uma pizzaria local (@machepaoepizza). Não há reservas (tem espaço para umas 10 barracas), mas você pode entrar em contato com eles para se informar.
TRILHAS: o acesso mais curto e preferível (menos de 1km) sobe da horta do Sr. Simão. Suba a trilha atrás da horta (à sua direita), tome cuidado para não pisar nas hortaliças. Após subir um pouco pelo capim em zigue-zague, irá chegar em uma caixa d'água, e a trilha voltará a esquerda margeando a fileira de araucárias. Depois segue um pouco a direita até reencontrar a cerca junto às araucárias lá em cima. Ali há pequenos blocos e verá que a cerca sumiu, atravesse então para o lado esquerdo das araucárias. Suba mais um pouco e chegará na referência em violeta no mapa, o subsetor Flinstones Wood. Suba margeando a direita dele, por um trecho de floresta. Cerca de 30 metros acima do blocão principal do Flinstones Wood, repare novamente na fileira de araucárias (antigamente marcava divisões de terras). Você deverá pular para o lado direito delas e subir reto até chegar no Col. Há 2 araucárias caídas no caminho, como referência, uma grande na floresta e outra mais antiga no início do pasto do Col. Mantenha-se sempre próximo da cerca à sua esquerda. Evite entrar no capim aberto do Col, pois tem muitos brejos. Ao chegar em pequenos blocos (vide mapa), você tem a opção de pular pra esquerda e subir ao subsetor Floresta, ou atravessar o capim à direita rumo ao subsetor Col (bloco do Galeguinho). Tenha cuidado em manter intactas quaisquer cercas por onde passar, e muita atenção com os canos d'água pretos pelo caminho. Por fim, não recomendamos subir pela trilha da escadinha do Baú (Restaurante), pois se retornar no fim da tarde, irá encontrar o estabelecimento fechado e cães bravos soltos.
Um acesso alternativo é subir pelo pasto do Godzilla, margeando a cerca por ali. Passe pelo blocão do Don´t believe the hype, e terá um trecho mais íngrime. Ao amansar esta subida, passe a cerca e entre na floresta. Logo verá o primeiro bloco, conhecido como Matterhorn.
Se você não tem experiência com trilhas irregulares e aproximações em montanha, recomendamos ir acompanhado por alguém que já conheça o caminho. HÁ RELATOS DE COBRA (CASCAVEL) - CUIDADO!
HORÁRIOS: retorne logo após o anoitecer. Há uma residência na horta do Sr. Simão, logo no início da trilha (com cães alertas que irão latir à noite e incomodar o morador).