Perequê    

  • Escalando: Hari & Ana Carolina
    Autor: Erasmo Ballot

Setor descoberto em 2020, na fazenda do Sr. Elpídio e batizado de Perequê, bairro onde está localizado. Com diversos subsetores, além de uma extensa falésia, é uma área de grande porte e bastante potencial para desenvolvimento do esporte. O Perequê fica localizado no coração da Serra da Mantiqueira, há poucos km da Serra Fina, Parque Nacional do Itatiaia e Marins-Itaguaré.

COMO CHEGAR: O setor Perequê fica na cidade de Cruzeiro/SP, há 20 minutos de carro do centro da cidade. Saindo de Cruzeiro, siga em direção à Passa Quatro/MG por aproximadamente 10 km. A entrada para a Estrada do Perequê fica alguns metros após cruzar a ponte do Rio Batedor. Acesse este [ link do google maps ] e siga o mapa.

FIQUE ESPERTO: a escalada é novidade neste local. Educação, discrição, mínimo impacto são essenciais para consolidar o acesso por lá. Tome muito cuidado com fogueiras, fogareiros e bitucas de cigarro. Esta é uma região com grande histórico de queimadas. Estacione de maneira adequada nos locais reservados para isso, a fim de não atrapalhar os trabalhadores locais. Mantenha fechada as cercas e porteiras que abrir, o local é repleto de criações (gado, cabras etc.) e deixar que animais transpassem áreas é um grande transtorno.

TARIFAS: não deixe de realizar o pagamento da taxa por pessoa (R$5,00 em 2022 - confirme o valor na hora se houver dúvida) aos caseiros locais.

CAMPING: o local possui estrutura de camping com banheiro, almoxarifado para deixar crashpads etc., consulte os caseiros locais.

PORTEIRA: se estiver indo sem a companhia de escaladores locais, favor entrar em contato antecipadamente com o caseiro Sr. Demir para alinhar a abertura da porteira da entrada, que fica fechada com cadeado: clique aqui para contato via whatsapp.

HORÁRIOS: não há restrições quanto a escalada noturna, porém lembre-se que há famílias que moram ao redor do setor, portanto, faça silêncio ao sair.

SEGURANÇA: acidentes geram impacto sobre toda a comunidade, uma queda fatal aconteceu na falésia em 2021. Ao escalar, você assume total responsabilidade pela sua segurança.
As linhas serão documentadas após o primeiro festival de escalada do Perequê.